segunda-feira, 14 de junho de 2010

Questionário Teoria da Contabilidade

1)- Qual o objeto e o objetivo da Contabilidade?

Resposta: O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades, o objetivo é prestar informações verdadeiras e precisas a respeito de suas variações patrimoniais .

2)-O que é Patrimônio?

Resposta: É o conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencentes a uma pessoa física ou jurídica com ou sem fins lucrativos.

3)- Em quantas partes são divididas o Patrimônio?

Resposta: Ativo (Parte positiva, composta de bens e direitos, também denominada de Patrimônio Bruto); Passível Exigível (Parte negativa, composta das obrigações com terceiros); Patrimônio Líquido (Parte diferencial, exatamente a diferença entre a soma do Ativo e do Passivo Exigível).

4)- O que são Receitas?

Resposta: São as entradas de elementos para o Ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento na situação liquida.

5)- Qual a diferença entre Despesas e Custos?

Resposta:

Dspesas => É o esforço para se obter receita

Ceustos=> São os gastos relacionados a atividade de produção, ou seja, são relativos a bens ou serviços utilizados na sua produção.

6)- O que são princípios contábeis?

Resposta: São conceituados como sendo as premissas básicas acerca dos fenômenos e eventos contemplados pela Contabilidade, premissas que são a base da análise e observação da realidade econômica, social e institucional de uma entidade.

7)- Quantos quais são os princípios contábeis?

Resposta: Os princípios contábeis são sete. São eles o Principio da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Atualização Monetária, da Competência e da Prudência.

8)- Qual a diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência?

Resposta: Regime de Caixa: Quando na apuração dos resultados, são considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no período.

Regime de Competência: Quando na apuração dos resultados do exercício, são consideradas as receitas e despesas nas datas a que se referirem, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos.

9)- Os princípios fundamentais de Contabilidade se aplicam a qualquer entidade?

Resposta: Os princípios são válidos para qualquer entidade, independentemente de suas finalidades, formas jurídicas que os compõe, localização e quaisquer outro atributo qualitativo.

10)- Qual a diferença entre o enfoque econômico e financeiro?

Resposta: Sob o ponto de vista econômico leva-se em conta a alteração do valor do Patrimônio Liquido para mais ou para menos, sob o ponto de vista financeiro é levado em conta o fluxo de caixa.

11)-Quais são os usuários internos e externos da Contabilidade?

Resposta: Os usuários internos são os administradores e gerentes da empresa, os usuários externos são os acionistas, investidores, bancos, pesquisadores, empregados, concorrentes, etc....

12)-Cite 5 autores da contabilidade, responsáveis pelo desenvolvimento da ciência no mundo.

Resposta: Fibonacci, Pegolotti, Pietra, Flori, Degranges, sendo que os mais destacados foram Cotrugli e Frei Luca Pacioli.

13)- O que significa “Método das Partidas Dobradas” ?

Resposta: É o sistema padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, na qual cada crédito corresponde a um débito de igual valor.

14)- Quais empresas podem optar pelo Simples ?

Resposta: Qualquer empresa, não obrigada ao lucro real, que tenha auferido no ano calendário anterior, receita bruta igual ao inferior a R$ 1.200.000,00, pode optar pelo pagamento de impostos pelo sistema integrado - SIMPLES, EXCETO as que exerçam atividades ligadas a:

- Construção civil e serviços auxiliares;

- Locação ou administração de imóveis;

- Armazenamento e depósito de produtos de terceiros;

- Propaganda e publicidade;

- Factoring;

- Serviços de vigilância , limpeza , conservação e locação de mão de obra;

- Prestação de serviços profissionais de corretor, representante, despachante, ator, cantor, músico e assemelhados e qualquer profissão cujo exercício dependa de habilitação profissional legalmente exigida;

- Auto-escolas (CFC), agências de turismo, casas lotéricas , correios, escolas de idiomas, cursos livres, hospitais;

- Industrialização de produtos classificados nos cap. 22 e 24 da tabela de IPI (bebidas, líquidos alcóolicos, vinagres, fumo e seus sucedâneos manufaturados)

15)-Qual é a viabilidade de uma empresa optante do Lucro Presumido passar para Lucro Real? Pagará menos impostos?

Resposta: A empresa optante pelo Lucro Presumido deverá antes de alterar sua forma de tributação e verificar junto com a contabilidade a viabilidade desta alteração através de um planejamento tributário. Já verificamos que o PIS é um dos impostos, que no caso da opção ao Lucro Real, implica em carga tributária maior, mesmo depois da MP66, pois a alíquota do Lucro Real e de 1,65% e do lucro presumido é de 0,65%. A empresa deverá verificar a carga tributária de uma forma de tributação e da outra, para depois optar pela que ofereça carga tributária menor.Solicite um "Planejamento Tributário " de sua empresa e veja a melhor viabilidade na forma de opção federal a ser adotada.
Lembramos que a forma de tributação é adotada no ato do pagamento da primeira guia no ano corrente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!