segunda-feira, 14 de junho de 2010

Glossário Contábil

AÇÕES PREFERENCIAIS: Normalmente não possuem direito a voto, mas têm preferências em relação aos acionistas ordinários, destacando-se o direito de receber dividendos antes e em percentual maior, de no mínimo 10% a mais que os acionistas ordinários.

AÇÕES EM TESOURARIA: É o valor que representa a compra de ações emitidas pela empresa, está compra é determinada pela administração; enquanto em tesouraria as ações perdem seus direitos estatutários; é uma conta redutora do PL; tem saldo devedor. As ações em tesouraria podem ser revendidas ou utilizadas para diminuir o Capital Social.

EMISSÃO DE AÇÕES – É conta patrimonial – reserva de capital, no PL,representa um valor que a empresa recebeu a maior quando vendeu suas ações no mercado.

ALUGUÉIS ATIVOS: É uma conta de receita, representa os valores recebidos de aluguel, é o mesmo que aluguel recebido.

ALUGUÉIS ATIVOS A VENCER: É uma conta patrimonial, do passivo, representa uma receita antecipada.

ALUGUÉIS PASSIVOS: Representa uma despesa para a empresa, é o mesmo que aluguel pago, é uma conta de resultado.

ALUGUÉIS PASSIVOS A VENCER: Representa um direito no ativo, é uma despesa antecipada, ou seja, a empresa pagou o aluguel antecipadamente mas ainda não usou pelo tempo contratado.

AMORTIZAÇÃO ACUMULADA: Representa a conta que retifica o valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente; a redução do valor contábil será calculada anualmente através laudo pericial, é conta redutora do Ativo, tem saldo credor.

ATIVO: É o conjunto das contas que representam os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldo devedor, exceto as redutoras do ativo que apresentam saldo credor.

ATIVO CIRCULANTE: Representa os direitos de curto prazo, ou seja, até realizáveis até o término do exercício social seguinte. Dinheiro em caixa ou em bancos, direitos e valores a receber duplicatas, estoques etc.

ATIVO DISPONÍVEL: Composto pelas contas que representam a disponibilidade (liquidez) imediata, o disponível e composto pela s contas caixa, bancos conta movimento, aplicações de liquidez imediata e numerários em trânsito.

ATIVO DIFERIDO: Representa os gastos com a pré-organização da empresa, reestruturação societária, juros pagos aos acionistas antes das operações ou em desenvolvimento de pesquisas que objetivam em períodos futuros gerar receita operacional, neste caso o que foi gasto é um direito da empresa a ser amortizado anualmente, a partir do início das operações.

ATIVO FICTÍCIO: Representa os valores que somente existem no Balanço Patrimonial, mas de fato não constam no patrimônio da empresa.

ATIVO OCULTO: Representa valores que existem na realidade e não são apresentados no Balanço Patrimonial.

ATIVO PERMANENTE: Representa os bens e direitos da empresa, com objetivo de gerar ganhos ou que estejam relacionados com a operacionalidade e manutenção, não existe prazo e realização ou a intenção de venda.

ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO: São os direitos da empresa que vencerão após o término do exercício social seguinte. A conta empréstimos a sócios e acionistas, mesmo com prazo estabelecido será classificada no ARLP.

AVALIAÇÃO DO ATIVO: é o procedimento utilizado para apresentar o valor real do ativo, pode ser pelo preço de aquisição ou valor de mercado, dos dois o menor, ou pelo Método de Equivalência trimonial para os investimentos em coligadas / controladas, o resultado desta avaliação será apresentado no Balanço Patrimonial.

BALANÇO PATRIMONIAL: É uma demonstração contábil onde é apresentada a situação econômica/ financeira da empresa, normalmente ao final do exercício social, é composto pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, sendo que o Ativo é igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido. BENS: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades da empresa, operacionalmente ou com objetivo de gerar ganhos.

BENS NUMERÁRIOS: Representa o disponível da empresa.

BENS DE CONSUMO: Representa o estoque de material de consumo, material de expediente.

BENS DE RENDA: Terminologia que representa os bens no grupo do investimento.

BENS DE VENDA: Representa o estoque de mercadorias para revendas.

BENS FIXOS OU IMOBILIZADOS OU DE USO: Representam os bens duráveis, que normalmente são utilizados na operacionalidade da empresa, como: imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

BENS INTANGÍVEIS: Não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial, fundo de comércio, benfeitorias em prédios de terceiros, pesquisa e desenvolvimento de produtos, custo de projetos técnicos, despesas pré-operacionais, pré-industriais, de organização, reorganização, de empresas.

CAPITAL ATIVADO OU CAPITAL APLICADO: Representa o ativo total da empresa.

CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. É uma obrigação que corresponde ao passivo exigível. Também é conhecido como capital alheio.

CAPITAL PRÓPRIO: São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.

CAPITAL SOCIAL: É o valor previsto inicialmente no estatuto social representando a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa, pode ser aumentando no decorrer das atividades, com novo aporte dos sócios ou com reversão de reservas. É formado por ações.

CAPITAL SOCIAL AUTORIZADO: É um ato contábil, onde a assembléia dos sócios autoriza um valor para formar o capital social da empresa, ou autoriza uma nova abertura de capital, normalmente não é apresentado no Balanço patrimonial.

CAPITAL TOTAL A DISPOSIÇÃO DA EMPRESA: corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao ativo da entidade.

COLIGADA: Considera-se coligada quando uma empresa investidora participa com 10% ou mais do capital social da outra.

CONTROLADA: Considera-se controlada a empresa onde a investidora detém mais de 50% das ações com direito a voto da investida. CONTROLADORA: Uma empresa é controladora de outra quando possui mais de 50% das ações com direito a voto da investida, ações com direito a voto são ações ordinárias.

DIVIDENDOS: Representa a parte dos lucros que serão distribuídos aos sócios, normalmente após a apuração do resultado, mas pode ser distribuído antecipadamente, o que gera um direito da empresa, quando por algum motivo especial a empresa não distribui os dividendos cria-se uma obrigação.

DIVIDENDOS PROPOSTOS: É uma obrigação, apresentada no passivo circulante, representa o valor dos dividendos que a administração propõe aos sócios para distribuir, deverá ser aprovado o valor pela assembléia dos sócios.

DUPLICATA: Título de crédito oriundo de compra ou venda de mercadorias ou serviços. É emitida pelo credor (vendedor da mercadoria) contra o devedor (comprador), pelo qual se deve ser remitida a este último para que a assine (ACEITE), reconhecendo seu débito. Este procedimento é denominado aceite.

DUPLICATA ACEITA: Representa uma obrigação, pois ao dar o aceite no documento a empresa reconhece uma dívida, é conta do passivo. DUPLICATA DESCONTADA: É a conta que representa o desconto do título a receber em uma instituição financeira, tem saldo credor e é redutora do ativo.

DUPLICATA EMITIDA: Representa um direito da empresa, neste caso a empresa emitiu o documento e o comprador aceitou a duplicata, é apresentada no ativo.

DUPLICATA PROTESTADA: Representa as duplicatas a receber que não foram quitadas pelo cliente, estão em cobrança; esta conta é considerada um ativo da empresa, pois continua sendo um direito, até ser considerada incobrável. ESTOQUES: Representam os bens destinados à venda ou de consumo interno e que variam de acordo com a atividade da entidade. Ex: produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas e mercadorias, material de expediente.

EXAUSTÃO ACUMULADA: É o esgotamento dos recursos naturais não renováveis, em virtude de sua utilização para fins econômicos, registrados no ativo permanente, é uma conta retificadora do ativo, possui saldo credor.

EXERCÍCIO OU PERÍODO SOCIAL: É o espaço de tempo de um ano (12 meses), no qual as empresas apuram seus resultados; ele pode coincidir, ou não, com o ano-calendário, de acordo como que dispuser o estatuto ou o contrato social. Perante a legislação do imposto de renda, é chamado de período-base (mensal ou anual) de apuração da base de cálculo do imposto devido.

FATOS ADMINISTRATIVOS: São os que provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado. Por essa razão, também são denominados fatos contábeis.

FATOS MISTOS OU COMPOSTOS: São os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos, logo podem ser aumentativos (combinam fatos permutativos com fatos modificativos aumentativos), ou diminutivos (combinam fatos permutativos com fatos modificativos diminutivos).

FATOS MODIFICATIVOS: São os que provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), podem ser aumentativos (quando provocam acréscimos no valor do patrimônio líquido) ou diminutivos (quando provocam reduções no valor do patrimônio líquido).

FATOS PERMUTATIVOS: São os que não provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), mas podem modificar a composição dos demais elementos patrimoniais.

INVESTIMENTOS: Recursos aplicados em participações em outras sociedades e em direitos de qualquer natureza que não se destinam à manutenção da atividade da empresa, mas objetivam gerar receitas, podem ser representados no ativo circulante, realizável a longo prazo e no ativo permanente.

INSUBSISTÊNCIA ATIVA: É considerada uma receita, tem saldo credor, representa o desaparecimento de um passivo de forma não prevista, ocasionalmente; como exemplo um cancelamento de dívida, abandono de causa judicial pela outra parte.Todas as contas complementadas pelo termo ativo (ativa) representam uma receita. Tem a mesma essência da Insubsistência do passivo.

INSUBSISTÊNCIA DO ATIVO: É uma despesa, representa uma diminuição do ativo sem devida contrapartida com a entrada de recursos; por exemplo, um roubo no estoque, um incêndio, etc. É a mesma coisa que insubsistência passiva. INSUBSISTÊNCIA PASSIVA: Diminui a situação líquida por isto é uma despesa e tem saldo devedor. Ela diminui o ativo por problemas externos à operacionalidade, tem saldo devedor e como exemplo podemos destacar a perda de um ativo por ação da natureza/raio/ enchente, morte de um animal próprio.

INSUBSISTÊNCIA DO PASSIVO: É uma receita, representa uma diminuição do passivo sem um pagamento; ou seja, diminuiu ou acabou uma dívida sem ter sido necessário uma diminuição do ativo. JUROS ATIVOS: Representa uma receita, é o mesmo que juros recebidos.

LUCROS ACUMULADOS: Resultado positivo acumulado da entidade, legalmente fica em destaque, mas, enquanto não distribuídos ou capitalizados, podem ser considerados como reservas de lucros.

PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS: Representa um investimento em ações de outra empresa, será apresentada no ativo permanente investimentos.

PASSIVO A DESCOBERTO: Quando o total de ativos (bens e direitos) da entidade é menor do que o passivo exigível (obrigações). Como não existe conta negativa, o passivo a descoberto é demonstrado no lado do ativo, com o saldo devedor.

PASSIVO CIRCULANTE: Obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte; duplicata a pagar, conta a pagar, títulos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar.

PASSIVO EXIGÍVEL LONGO PRAZO: São as obrigações para com terceiros que vencerão após o termino do exercício social seguinte.

PASSIVO FICTÍCIO: São as obrigações que somente constam no Balanço Patrimonial, mas de fato não existem ou já foram quitadas.

PASSIVO NÃO EXIGÍVEL: São obrigações da empresa onde não existe a necessidade de um pagamento, normalmente é representado pelo grupo do resultado de exercícios futuros.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Representa o montante de capital próprio da empresa, é a parte que normalmente os sócios são donos da empresa. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide- se em: Capital social; Reservas de capital; Reservas de reavaliação, Reservas de lucros; e Lucros/Prejuízos acumulados.

PREJUÍZOS ACUMULADOS: Representa o saldo contábil negativo dos valores apurados em exercícios anteriores, neste caso as Despesas foram maiores que as Receitas. É conta redutora do Patrimônio Liquido será compensada em exercícios futuros.

PROVISÃO DEVEDORES DUVIDOSOS: representa o percentual de contas a receber que a empresa entende que não receberá, e calculada por estimativa, tendo por base as perdas verificadas em períodos anteriores, busca antecipar uma possível inadimplência, é conta retificadora do ativo, com saldo credor, segue a mesma linha contábil da Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa .

RECEITAS: São entradas de elementos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situação líquida.

REGIME DE CAIXA: Quando, na apuração dos resultados do exercício são considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no período social.

REGIME DE COMPETÊNCIA: Quando, na apuração dos resultados do exercício, são considerados as receitas e despesas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos. É obrigatório nas entidades com fins lucrativos.

RESULTADO DE EXERCÍCIO FUTURO: Compreende as receitas recebidas antecipadamente (receita antecipada) que de acordo com o regime de competência pertence a exercício futuro, neste caso como recebeu antecipadamente a empresa tem uma obrigação, é representada no Passivo e tem saldo credor, somente será considerado REF os valores sem possibilidade de devolução ou até mesmo de entrega de mercadorias.

RESULTADO OPERACIONAL: (lucro ou prejuízo operacional): É o valor que representa o resultado das atividades-fim da empresa, também conhecido como lucro bruto.

por Cláudio Zorzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!