segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Evolução da Contabilidade

O presente artigo trata-se do surgimento e evolução da Contabilidade como ciência social. A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. A contabilidade surgiu diante da necessidade de controle do patrimônio. Antigamente a economia se baseava num sistema rural e agrícola, porém já se notava técnicas “contábeis” bastante primitivas, mas, essenciais para seu nascimento.

Há relatos de que a Contabilidade tenha surgido 4000 A.C com os sumério-babilonense, juntamente com a escrita. Há informações que os primeiros rudimentos de balanços surgiram no ano de 1300, em Florença, Itália. A intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, em destaque a Escola Italiana de Contabilidade.

O surgimento da contabilidade se constituiu num cenário social, econômico e institucional primitivo, no qual as principais características eram: entidades comerciais e industriais apresentavam um desenvolvimento elementar; os empreendimentos tinham normalmente uma duração restringida; a figura central da empresa era o proprietário e não a entidade ou gerência;os mercados eram perfeitamente delimitados e os preços relativamente constantes;avanços lentos na tecnologia, qualidade e características operacionais dos produtos.

Porém, foi no século XV que o Frei Luca Pacioli quando publica o livro Summa de Arithmética um livro de geometria com um capitulo dedicado a contabilização pelo método das partidas dobradas, sistematizou e tornou mais prático o “Método das Partidas Dobradas” na qual as operações são chamadas “contas” e pra cada crédito existe um débito de igual valor.

Pacioli não propôs uma seqüência de lançamentos contábeis e sim exemplos isolados para ressaltar que os lançamentos deveriam ser feitos em dobro, ou seja, a débito e a crédito.

(Schmidt, 2000, p. 35-47)

Essa obra marca o início da contabilidade moderna, quando ela deixa de significar meros registros de escrituração e passa a ser considerada instrumento de gestão.

A Revolução Industrial produziu o primeiro grande choque na contabilidade face a mudança de cenário.A partir daí com o crescimento das transações comerciais, a contabilidade se tornou essencial para as novas administrações.

Uma das primeiras manifestações da legislação como elemento propulsor do desenvolvimento contábil brasileiro, foi o Código Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração anual da demonstração do balanço geral composto de bens, direitos e obrigações das empresas comerciais.

As teorias e as práticas contábeis se estabeleceram a partir do surgimento de empresas multinacionais e transnacionais, de capital aberto e com grande movimentação de riquezas, permitindo a interpretação das informações por parte dos acionistas e investidores. Atualmente a contabilidade atua como um instrumento para a sociedade, seu usuário não é somente o proprietário da empresa, mas sim fornecedores, investidores, bancos, governos, empregados e clientes.

Na medida em que a Contabilidade evoluiu como ciência, os estudiosos procuraram identificar e sistematizar princípios em que se orientavam todas as variações patrimoniais de uma entidade.

Definiram então sete princípios como principais, são eles:o Principio da Entidade no qual o patrimônio da empresa não pode se confundir com o do sócio, o Principio da Continuidade no qual a empresa deve ser escriturada na posição de que nunca será extinta.O Principio da Oportunidade refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais,que devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, observando os aspectos físicos e monetários.

O Principio do Registro Pelo Valor Original no qual os registros devem ser feitos no momento em que o fato ocorrer e pelo seu valor original, o Principio da Atualização Monetária usado para ajustes contábeis e financeiros, realizados com o intuito de se demonstrar os preços de aquisição em moeda em circulação no país, em relação ao valor de outras moedas ou índices de inflação ou cotação do mercado financeiro.

O Principio da Competência no qual as despesas e receitas devem ser contabilizadas, no momento em que incorrerem, independentemente de seu pagamento ou recebimento e o Principio da Prudência no qual se determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Apoiada nesses e em vários estudos sobre sua ciência, a Contabilidade se tornou uma ferramenta imprescindível para uma administração eficaz e de qualidade.O desenvolvimento da contabilidade sempre esteve associado à evolução da humanidade, ao progresso das organizações, às novas formas de negócios e ao aperfeiçoamento das relações comerciais.

A contabilidade é uma atividade moderna e necessária; que utiliza em larga escala a Tecnologia da Informação, que agiliza e simplifica processos; o conhecimento e a conduta do profissional é indispensável às interpretações dos negócios. Para isso é preciso zelar pela ética, seriedade e comprometimento com seus clientes e usuários; perceber as demandas da sociedade e atendê-las de forma ágil, simples, objetiva e com visão dos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!