domingo, 13 de junho de 2010

As responsabilidades do contador.

por Thais Pacievitch

Contador é o profissional encarregado de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias pessoas jurídicas (empresas). Faz parte das tarefas deste profissional estar totalmente adequado às leis que dizem respeito ao patrimônio das pessoas jurídicas, datas e prazos dos impostos que a empresa deve pagar e interpretar, de forma correta, as informações coletadas para, desta forma, saber que atitudes devem ser tomadas para o crescimento da empresa (ou das empresas) onde exerce suas funções.

Para ser contador a pessoa deve concluir o curso de Ciências Contábeis, cuja duração é de quatro anos. O contador pode trabalhar como pesquisador, assessor (prestação de serviços),professor do segmento contábil, colaborador de pessoas jurídicas (atuando na escrituração contábil, no departamento fiscal ou pessoal), auditor (independente, interno ou externo), analista de contabilidade, perito contábil (agente fiscal de tributos) e sócio ou proprietário de escritório contábil (realizando consultoria).

O contador tem acesso a informações cruciais das empresas, por isso é preciso que este profissional paute a sua conduta com ética, cuidado e honestidade. Outros itens que podem ajudar muito um contador são possuir o hábito da leitura, ter postura crítica, gostar de matemática, ser bastante organizado, ser flexível e seguro, ser detalhista, possuir visão dimensionada e saber planejar seu trabalho.

O profissional desta área encontra facilmente colocação no mercado de trabalho, visto que toda pessoa jurídica necessita de, no mínimo, um contador, portanto, as áreas de auditoria e perícia contábil são opções, que por estarem em alta, atraem muitos contadores.

Um fato comum é que, depois de algum tempo de experiência no setor contábil, alguns profissionais abrem suas próprias empresas (ou ainda podem se associar a outros contadores formando escritórios contábeis), prestando consultoria tributária e realizando demonstrações financeiras, perícias extrajudiciais e judiciais, organização e execução de serviços de contabilidade em geral, revisão periódica de balanços e contas de uma empresa, escrituração obrigatória dos livros de contabilidade, entre uma série de possíveis atividades.

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